As Pessoas mudam com o Tempo, ou o Tempo mostra como são as Pessoas?

Esta é uma pergunta difícil de se responder assim de caras, mas penso que tudo depende das situações e do que nos salta à memória numa primeira instância depois de a lermos/ouvirmos.

Vejamos, todos nós mudamos com o tempo: crescemos, o corpo transforma-se, amadurecemos (generalizando, pois há sempre quem não amadureça no devido tempo), vivemos novas situações, novas experiências e essas experiências podem levar a que mudemos a nossa forma de pensar, e até de ser. Situações desagradáveis podem transformar as pessoas, que outrora era doces e afáveis, em pessoas amarguradas; da mesma forma, situações inesperadamente boas podem tornar as pessoas mais acessíveis. Por vezes, experiências desagradáveis também contribuem para que as pessoas mudem para melhor, já dizia o ditado "há males que vêm por bem".

No entanto, se pensamos que conhecemos alguém profundamente, até ao ínfimo detalhe da sua alma, estamos redondamente enganados. É muito difícil conhecer alguém na totalidade, e estamos sempre a aprender qualquer coisa sobre a pessoa com o passar dos anos; e aí sim, o tempo mostra como são as pessoas e principalmente os tempos difíceis, pois são nesses que a verdadeira personalidade de alguém vem ao de cima. O ser humano, feliz ou infelizmente, nunca esgota a sua capacidade de surpreender o outro, seja pela positiva ou pela negativa. Não obstante, isto de "o tempo mostra como são as pessoas" não tem necessariamente de ser entendido como algo mau e indesejável, por exemplo: quando alguém é tímido e conhece outras pessoas normalmente nunca se mostra na sua verdadeira forma, tal só acontece quando já existe alguma confiança e isso é algo bom.

Penso que, apesar de estarem extremamente interligadas e ser bastante difícil estabelecer uma distinção, "as pessoas mudam com o tempo" e "o tempo mostra como são as pessoas" denotam perspectivas diferentes: a primeira é uma visão mais voltada para o interior de cada um, para a personalidade que a pessoa constrói em consequência das decisões que tomou e das situações que viveu, a segunda tem a ver com a imagem que os outros têm de nós e aquilo que transmitimos aos outros ao longo do tempo, ou seja, com o impacto que a personalidade criada na primeira tem naqueles que nos rodeiam.
Não sei se consegui fazer com que este raciocínio fizesse sentido, pois tal como disse é muito difícil distinguir, visto que ambas andam à volta do mesmo tema, a personalidade.

Certo é que o tempo é dono de tudo, nós regemo-nos por ele, ele dita as regras do nosso dia a dia: a que horas comemos, a que horas nos deitamos, a que horas nos levantamos, etc; sem intenções de fazer uma alusão bíblica, devo dizer que o Tempo é o Senhor Todo Poderoso. O Tempo cura tudo, desde a ferida física à psicológica/sentimental. Se pensarmos bem, apercebemo-nos que toda a nossa vida é comandada por ele. E como todo poderoso que é, rege também a nossa personalidade, que está em constante mutação: eu amanhã de certeza que não vou ser a mesma pessoa que fui hoje.

Mensagens populares deste blogue

Os tais bichos esquisitos...

Ter Ouvidos de Tísico

Personalidade Fraca ou Simplesmente Falta dela