Educação vs Formação

Muita gente confunde educação com formação; não são propriamente opostas, até porque se complementam, mas educação é mais do que ir à escola e aprender. Vejamos, formação pode ser entendida como apenas formação académica e formação profissional, no entanto educação não se pode resumir à educação escolar. Conheço muita gente sem graus académicos elevados e que são pessoas extremamente bem-educadas, da mesma forma conheço pessoas que já são Doutores e que são extremamente mal-educadas. A razão pela qual estou a escrever sobre isto é porque cada vez mais noto que na sociedade de hoje os valores se perdem e a educação fica para segundo plano em relação à formação; as pessoas dão mais importância a um Doutor mesmo que seja uma "besta quadrada", do que a uma pessoa bem-educada mas sem formação. Não falo aqui em termos laborais, porque nesse campo é claro que quem tem formação deve sobressair; mas falo em termos de relações interpessoais. Isto leva-me para outro assunto também pertinente, o do "nível", o que é afinal "ter nível"?
Para uns ter nível é ter dinheiro para gastar (sendo ou não da própria pessoa), ser conhecido (independentemente da razões que levaram a sê-lo), pertencer ao famoso Jet-Set.
Para outros é ter formação académica elevada, ser bem sucedido no emprego, ter um discurso eloquente e requintado.
Para mim, antes de tudo, para se ter nível tem de se ter educação: respeitar o outro (é a única maneira de se ser respeitado), saber que não se é único no mundo e que este último não gira a nossa volta, caso seja necessário ter autoridade que não o faça sendo ofensivo (verbal ou fisicamente), entre outros aspectos que estou [quase] certa de que são conhecedores. Depois disso, aí sim pode ser bem sucedido, ter formação académica e ter um discurso eloquente e requintado. Se for apenas estas últimas coisas, não sendo as primeiras, para mim deixa de ter nível. Por outro lado, uma pessoa que tenha as primeiras características mas não tenha as segundas continua a ser uma pessoa de nível no meu ponto de vista.
Penso que a expressão "ter nível" deriva de uma outra que é "nível de vida", esta última como todos sabemos refere-se às condições de vida do individuo. Quando alguém tem um nível elevado de vida é costumeiro dizer-se que "é uma pessoa de nível"; embora seja muito subjectivo tal como fiz ver anteriormente. E o que tem isto a ver com educação vs formação? Bom, quando se diz que uma pessoa que tem um nível elevado de vida é uma "pessoa de nível", está-se somente (na generalidade, não me incluindo como já disse) a referir ao dinheiro, pois essa pessoa pode viver bem mas nem sequer ter educação nem formação, ou pode ter educação e não ter formação, ou ter formação mas não ter educação, faço-me entender?
Daí eu dizer que é mais importante para mim a educação, pois tudo o resto é uma questão ou de sorte na vida, ou de escolha, ou de esforço.

Resumindo: a educação tem de vir de casa, a formação é dada nas escolas e o "nível" é uma espécie de estatuto que se vai adquirindo ao longo da vida e que requer, em primeiro lugar, a educação e, posteriormente, esforço para se ser bem sucedido.
Eu prefiro ser vista acompanhada de pessoas bem-educadas, mesmo que não tenham qualquer tipo de formação; do que estar acompanhada de pessoas doutoradas que a qualquer momento podem tratar mal o próximo, só para ser bem vista, do género "ena aquela conhece gente!"

Mensagens populares deste blogue

Os tais bichos esquisitos...

Ter Ouvidos de Tísico

Personalidade Fraca ou Simplesmente Falta dela