Personalidade Fraca ou Simplesmente Falta dela

Uma pessoa com personalidade fraca é alguém muito susceptível de ser levada "pela corrente", ou por alguém; é uma pessoa incapaz de tomar decisões sozinha e, quando o faz, acaba sempre por voltar atrás. Por exemplo, se estiver num café com um grupo de pessoas e todo esse grupo de pessoas diz que gosta de algo que esteja na moda, essa pessoa automaticamente diz que também gosta pois está na moda; por um lado porque não tem personalidade suficientemente forte para que consiga ir contra a maré, por outro lado porque quer ser aceite naquele grupo. É o tipo de pessoa que se alguém lhe diz para se atirar para um poço, atira-se! É capaz de baixar a cabeça a tudo o que os outros dizem (opiniões, obrigações, etc.) mesmo que não concorde.
Ultimamente tenho-me cruzado com alguns homens assim (não quero dizer nada com isto, sei que também existem mulheres assim): têm amigos e amigas, entretanto arranjam namorada e esta última não gosta dos amigos ou das amigas e diz-lhes para deixarem de falar com eles, o que é que eles fazem? Deixam de falar e dão como desculpa aos amigos (principalmente amigas) que é para não haver chatices. Uma pessoa normal, como eu, diria: "desculpa lá mas eles já estavam na minha vida antes de ti, além disso os amigos são meus eu é que sei se devo falar ou não. Se estás mal, muda-te."
Por vezes até tentam ir contra elas, mas o conflito dura pouco tempo, pois não têm força para aguentar até ao fim; daí eu dizer que quando tomam decisões sozinhos acabam sempre por voltar atrás: tentam dar a sua opinião mas logo se arrependem pois os argumentos da outra pessoa parecem-lhes mais fortes (muitas vezes nem são, a outra pessoa é que os sabe levar na conversa).
Outro exemplo de personalidade fraca são aquelas pessoas que se deixam iludir pelo dinheiro, deixam-se levar apenas porque existe dinheiro envolvido, esquecendo-se que existem coisas bem mais importantes como a amizade; estas pessoas normalmente acabam por perder os amigos e a família devido à sua ganância.


nota: este texto não é um ensaio de psicologia, é apenas baseado em experiências e opinião próprias.

Mensagens populares deste blogue

Os tais bichos esquisitos...

Ter Ouvidos de Tísico

Sinto que o esforço não valeu a pena