What if... just let the possibilities come in.

Adoro filmes que me façam pensar, O Exorcismo de Emily Rose é um deles. Acabei de o ver e o que vou discutir nada tem a ver com a sua qualidade cinematográfica, deixo isso para os entendidos na matéria.
Este é aquele tipo de filme que nos faz pensar no que realmente é possível ou não, a ciência tem sempre explicação para tudo, mas será que tem mesmo?
Pessoalmente, e este texto vai ser praticamente baseado em convicções pessoais, acho o ser humano demasiado complexo a todos os níveis para que certos acontecimentos sejam explicados de forma tão "simples".

Eu acredito em Deus, sou católica, embora não me dedique muito à igreja, porque acredito que Deus realmente está em todo o lado, prefiro ter fé nele fazendo valer cada minuto da minha vida, fazendo bem aos que me rodeiam, obviamente que por vezes gosto de estar numa igreja... se o ambiente lá dentro valer a pena!
Filmes de espíritos sempre me marcam muito, pois desde que me lembro que tenho uma convicção (convicção essa que não foi, de modo algum, imposta por ninguém): sempre acreditei, por alguma razão, que pessoas próximas de nós que já partiram estão a olhar por nós, vêm-nos, vêm o que fazemos de bom e de mau! Pode parecer uma crença ridícula e infantil, mas, por alguma razão que eu não sei explicar, eu sinto isso.

Será que é real? Ou apenas o sinto porque acredito? Ou serão as duas coisas? Não tenho qualquer tipo de formação neste campo, mas uma coisa é certa a mente humana é uma enciclopédia sem fim...

Quando uma pessoa acredita muito em alguma coisa, pode realmente fazê-la acontecer, vejamos quando alguém se cura de alguma coisa sem uma explicação médica, como foi o caso do milagre do Papa João Paulo II: A mulher que ele curou, ficou curada porque acreditou, porque teve fé, acreditou que estar com o Papa a iria salvar e salvou!
O mesmo acontece com alguns medicamentos, muitas das vezes nós tomamos aquele tal comprimido porque dizemos que aquele é que nos faz bem; na realidade, se tomarmos constantemente um medicamento o nosso corpo habitua-se a ele e torna-se imune aos seus componentes, acabando por não surtir qualquer efeito, mas se, quando o tomamos, acreditarmos de facto que vai fazer efeito, o medicamento faz efeito, é psicológico.

É devido a factos como estes que eu não deixo de acreditar em coisas como o mau olhado, pois a inveja é um sentimento carregado de energias negativas, quando alguém inveja outra pessoa, podendo nem sequer ter noção do que lhe está a fazer, se o sentimento for realmente muito forte pode causar efeitos nocivos.

O que quero eu dizer com isto de acreditarmos muito em algo e o que isso tem a ver com espiritismo? Bom, as pessoas têm convicções, se realmente acreditam nelas com toda a sua fé, isso faz com que as coisas aconteçam. Se alguém crê que espíritos existem, faz com que a pessoa esteja mais aberta e mais apta para os ver... e sim é um fenómeno psicológico, mas também pode não ser apenas isso.
A ciência é feita pelo homem, o homem erra porque errar é humano e por vezes a ciência falha, mesmo assim nós não deixamos de acreditar nela; ora se acreditamos em algo que sabemos que pode falhar, porque não acreditarmos em algo que a ciência não sabe (ou não quer) explicar?
Nós não sabemos o que acontece depois de morrermos mas, como eu já disse num post deste blog, eu gosto de acreditar que isto não acaba aqui, senão que sentido teria aprendermos tanto nesta vida? Não valeria a pena, poderíamos apenas ficar sentados a ver os anos passarem à espera de morrer.

Se demónios existem? Por que não? Se existem pessoas más por natureza na terra, por não haverá de existir pessoas más noutro plano?
Se anjos existem? Por que não? Não é exactamente por haver pessoas boas e crentes na terra, que após a morte são beatificadas?

Eu nunca gostei de brincar com este tipo de coisas, não gosto de mexer com o desconhecido; é quase como aquela necessidade que nós temos de não abrir a porta de casa a estranhos. Não podemos limitar o ser humano ao seu físico (neste "físico" incluo o psicológico pois o cérebro é palpável) quando sabemos que libertamos energias, consequentemente ninguém pode dizer que a alma não existe, se a entendermos como uma energia divina ou não. Acho que não podemos ser egoístas ao ponto de acharmos que estamos "sozinhos", quando na realidade não temos a certeza.

Ou se calhar até poderíamos ter, porque estudos científicos já revelaram que não estamos "sozinhos":

"facts leave no room for possibilities"

Ps: "Enquanto o corpo se dissolve, os componentes espirituais prosseguem vivos. Esse elemento espiritual é formado pela própria consciência e o seu livre arbítrio. O homem existe sem o corpo físico" - Papa João Paulo II

Mensagens populares deste blogue

Os tais bichos esquisitos...

Ter Ouvidos de Tísico

Personalidade Fraca ou Simplesmente Falta dela