A perguntar-me...

O que é a amizade para certas pessoas?!

Não duvido nem um só segundo de quem realmente se diz meu amigo, conto-os pelos dedos de uma mão e ainda sobra, são 4! Amigos realmente com letras grandes.
Duvido de quem se diz amigo e depois deixa de falar de um dia para o outro, sem razão aparente, ou sem querer sequer solucionar o problema que foi a razão. Ando a cada dia mais desconfiada, as pessoas cada vez merecem menos a confiança que depositamos nelas, é triste.
E é triste pensar que é exactamente nestes pequenos pormenores que começa a degradação do mundo em que vivemos.

As pessoas simplesmente não querem saber, não existe consideração, não existe compaixão, apenas um monte de mentiras, de jogos, de ilusões e desilusões. Isso vê-se não só no nosso dia-a-dia com essas pessoas "amigas", mas também naqueles momentos críticos em que precisamos de ajuda e as pessoas passam e olham sem sequer se importarem. É o jogo do faz de conta, "enquanto eu precisar de ti, digo que sou teu amigo, a partir do momento que deixar de precisar não quero saber", e assim se deita fora uma data de desabafos, de intimidades, de conversas, de olhares, etc.

Como Pac diz em "Todagente", "a revolução não vai ser transmitida na televisão, ela tem de acontecer dentro de cada um"... Alargando um pouco o significado disto, não podemos simplesmente ficar à espera que o mundo mude, que se acabem as guerras, se nós próprios não somos boas pessoas, se não dermos a mínima; a mudança tem que começar em algum lado, e quem faz a mudança são as pessoas, logo se as pessoas continuarem a ser calculistas, interesseiras, isso nunca irá acontecer.

Com isto não quero dizer que comecemos todos para aqui aos abraços e aos beijinhos a dizer que gostamos muito uns dos outros, não é esse o objectivo! Se ao menos dermos mais valor a quem está ao nosso lado, à nossa volta, e com isto quero dizer tanto os nossos amigos, como os colegas, como as pessoas que passam por nós na rua; não é necessário estar sempre a dizer "ah gosto muito de ti", isso por vezes não significa nada, há que haver respeito, TUDO começa no respeito e na boa educação. Ninguém confia numa pessoa que num dia está cá e no outro nos trata como se não fossemos nada, isso é desrespeitoso e sórdido.

Obviamente que as pessoas chateiam-se, nem sempre a vida é um mar de rosas, mas espero que entendam que o que estou a dizer nada tem a ver com isso. Tem a ver com o facto de nos aproximarmos de alguém somente porque queremos algo, assim que o entusiasmo acaba, acabou-se tudo! Estou a falar de um modo geral e não de situações específicas.
Se pararmos para pensar no que isto acarreta provavelmente vamo-nos sentir culpados por uma série de coisas, mas é claro que as pessoas que fazem isto nem param para pensar, porque "estão-se a cagar" e lá voltamos nós ao "todagente"... (para quem não conhece a letra vá ouvir, que até é um bem que faz).

Se pararmos para pensar que alguém confiou em nós, depositou em nós vários dos seus desabafos, várias das suas parvidades (sim também faz falta), várias das suas tristezas e alegrias, e que depois de tudo isto vamos fingir que a pessoa não existe, que está morta, que não interessa, lembramo-nos que se calhar essa mesma pessoa se irá sentir enganada, injustiçada e estúpida também por ter tanta consideração que no fim não valeu de nada; será que conseguiríamos realmente virar as costas?

Agora imaginem isto alastrado a todo o mundo, a todos os sectores... por exemplo: é isto que os políticos nos fazem, nós não gostamos, mas se for preciso fazemos o mesmo a um amigo, que eles fazem a um país! É isto que quero dizer com "a revolução tem que acontecer dentro de cada um"! É preciso mudança sim senhor, é tudo muito giro e tal... mas nunca irá haver uma mudança enquanto a humanidade continuar a ser DESUMANA!
E então? Vamos continuar "sentados" à espera que o mundo fique melhor enquanto nós continuamos a ser egoístas? Se assim for, é bom que continuemos sentados, por a espera vai ser longa!

E não me venham dizer, ah isso é uma visão muito bonita e tal e coiso, mas é difícil... é claro que eu não estou à espera que toda a gente estúpida deste mundo de repente, depois de ler isto, deixe de ser estúpida, mas temos que começar por algum lado e eu começo por quem conheço e por quem já me fez isto que acabei de descrever!
PAREM, PENSEM, REFLITAM!
E esperem por uma continuação deste post.....

Mensagens populares deste blogue

Os tais bichos esquisitos...

Ter Ouvidos de Tísico

Personalidade Fraca ou Simplesmente Falta dela